top of page

Consultoria de amamentação na gestação

Assim como é importante encontrar um obstetra de confiança para acompanhar o seu parto e um pediatra que irá atender seu bebê quando ele nascer, uma consultora de amamentação é uma aquisição que deve fazer parte de seu enxoval, ainda na gestação!


É através dessa profissional, que você receberá informações importantíssimas que farão toda a diferença quando o seu bebê chegar ao mundo e você começar a amamentá-lo.


Apesar de acreditarmos que amamentar é um ato intuitivo que flui naturalmente, raras são as mulheres que não encontram nenhuma dificuldade na amamentação, refletindo em um alto índice de desistência (desmame precoce) por falta de apoio e informação.


Por esse motivo, se munir de informações de qualidade e o apoio de uma profissional qualificada são as melhores armas que as futuras mamães terão para seguir a jornada de amamentação com sucesso!


Benefícios de uma consultoria de amamentação ainda na gravidez

A American College of Obstetricians e American Academy of Family orientam que a educação pré-natal deve incluir informações sobre os benefícios da amamentação exclusiva para a mãe e o bebê iniciados ainda na primeira hora após o nascimento.


Em um cenário ideal, todas as mulheres grávidas deveriam receber educação sobre os benefícios da amamentação para permitir uma decisão informada sobre a alimentação infantil.


A ideia é preparar os pais para que consigam lidar com as dificuldades encontradas e estabelecer o aleitamento materno exclusivo, tão importante para a saúde física e emocional do bebê.


Neste aspecto, a Consultora de Amamentação entra com a missão de oferecer apoio completo e humanizado, que pode ser realizado durante a gestação ou após o nascimento do bebê.


Ela irá orientar sobre como deve ser a mamada do bebê, ensinar a pega e posicionamentos corretos, dar dicas dos cuidados com o seio, como ordenhar e esclarecer dúvidas comuns do período pós-parto e de cuidados com o bebê.


Entre os principais pontos a esclarecer para os futuros pais estão:


  • Como ocorre a produção de leite (o que pode aumentar ou diminuir a produção de leite).

  • Como prevenir complicações do aleitamento materno (machucados, rachaduras, endurecimento, etc).

  • Diferença entre leite maduro e colostro.

  • A importância da livre demanda (como, quanto e com qual frequência oferecer o seio).

  • Ganho de peso e desenvolvimento do bebê.

Além disso, a Consultora em Amamentação também pode orientar sobre o manejo com o leite materno, instruindo sobre os utensílios utilizados para retirá-lo, acondicioná-lo e transportá-lo e como oferecê-lo ao bebê, sendo um apoio fundamental para a continuidade e prolongamento da amamentação.


E lembre-se: a consultoria em amamentação pode começar em qualquer fase da gravidez, pois esse é o período em que aparecem as primeiras dúvidas das gestantes. Por isso, é fundamental que elas estejam devidamente esclarecidas.


A informação é o maior instrumento que você pode passar para uma mãe que deseja amamentar. Por isso, se você está grávida ou conhece alguma futura mamãe que precisa ter acesso a essas informações, compartilhe esse conteúdo!

bottom of page