Aleitamento exclusivo: conheça 5 benefícios deste ato para o seu bebê
O aleitamento exclusivo apresenta diversos benefícios para o bebê, sendo considerado a única forma de alimentação essencial para uma criança até os seis meses. Por possuir uma composição exclusiva, o leite materno é capaz de oferecer todos os nutrientes e vitaminas necessárias para o desenvolvimento saudável da criança até essa idade.
Por ser um alimento completo, não é necessária a oferta de outras fontes de hidratação ou nutrição (como água, chás ou sucos). Todos devem ser evitados e oferecidos apenas após os seis meses, com a devida orientação médica e/ou do nutricionista.

Nas últimas décadas, o Ministério da Saúde vem fortalecendo as campanhas de aleitamento materno em livre demanda, visto que este ato tem grande importância em relação à nutrição infantil. A OMS e a Sociedade Brasileira de Pediatria também recomendam que este seja o único alimento a ser ofertado ao bebê, seja direto da mama ou ordenhado.
Confira abaixo alguns dos principais benefícios do aleitamento materno exclusivo para o seu bebê:
1- O aleitamento exclusivo evita a diarreia
O aleitamento exclusivo pode reduzir ou até mesmo evitar a intensidade das crises de diarreia. Como elas são um dos principais causadores de mortes em crianças de até 5 anos, principalmente nas classes mais baixas, este é um ponto fundamental!
2- O aleitamento exclusivo diminui o risco de alergias
Bebês que são amamentados durante os 6 primeiros meses de vida, desenvolvem um risco muito menor de alergias, como a da proteína do leite, além de outras, como a dermatite atópica, asma e sibilos recorrentes.
3- O aleitamento exclusivo reduz o risco de infecção respiratória
O aleitamento exclusivo também se mostrou muito eficiente na proteção contra doenças de ordem respiratória. Além disso, quando os casos de infecção respiratória acontecem nestes bebês, a gravidade dele é bastante reduzida, quando comparada com bebês que não são amamentados.
4- O aleitamento exclusivo diminui o risco de doenças como colesterol elevado, diabetes e hipertensão
Há inúmeras evidências que ligam o aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida, com benefícios a saúde a longo prazo. Pesquisas mostram que no caso dos bebês que fazem uso do aleitamento exclusivo, é possível observar uma redução dos níveis de pressão sistólica e diastólica mais baixas. Além disso, as taxas de colesterol também foram bastante reduzidas, assim como as de diabetes.
5- O aleitamento materno exclusivo também favorece o vínculo entre mãe e bebê
O aleitamento exclusivo transcende a questão nutricional, pois o laço criado entre mãe e bebê é muito importante para o desenvolvimento emocional da criança. Um bebê que recebe o aleitamento exclusivo nos primeiros 6 meses de vida, tem muito mais chances de ser saudável, tranquilo e menos ansioso nas fases seguintes de sua vida.
Incentivar o aleitamento materno exclusivo é um ato de amor!
O leite materno não tem custo para a família, oferece tudo o que a criança precisa e principalmente, traz benefícios incontáveis para o bebê! Mas, para que esse momento ocorra com sucesso, a gestante e sua rede de apoio familiar devem começar a receber orientações ainda durante o pré-natal.
Questões como comportamento do bebê, livre demanda, uso de bicos artificiais, aspecto do leite, alimentação da mãe, retorno ao trabalho e os benefícios da amamentação, devem ser discutidas e, principalmente, o aleitamento deve ser incentivado pelo profissional pediatra.
Agora que você já conhece alguns dos principais benefícios do aleitamento exclusivo, que tal conferir outros posts especiais sobre amamentação em nosso blog?
#aleitamentoexclusivo #aleitamentomaterno