top of page

Peito é fábrica, não estoque!

80% do leite que o bebê mama é produzido durante a mamada


É comum a gente escutar que o peito não é estoque e sim uma fábrica viva, em pleno vapor… mas, na prática você entende o significado dessa afirmação?


Muitas mulheres, no auge dos 3 meses dos bebês (em média) começam a se desesperar, pois o peito para de vazar e começa até mesmo a ficar meio murcho. No entanto, o que acontece é que a produção está se adequando à demanda do bebê.


Não se assuste, seu leite não está diminuindo! Se você deixa o seu bebê mamar em livre demanda, toda vez que ele mamar o peito irá produzir o leite que ele precisa.



Mas Virginia, se o peito é uma fábrica por que eu sinto ele encher mesmo quando meu bebê não está mamando?


Bom, o que acontece em alguns casos (principalmente no início da amamentação) é que a prolactina tem efeito lento e prolongado, ou seja, mesmo depois que seu bebê parou de mamar ela continua mandando aviso que leite precisa ser fabricado.


Mas, uma informação importante: conforme eu disse lá no início, isso acontece enquanto a produção ainda está se adequando.


Confie no seu corpo e na sua capacidade de nutrir, com o tempo a produção se ajusta, mas uma coisa que nunca vai acontecer é faltar leite enquanto o seu bebê mamar (salvo algumas exceções especiais que merecem a devida atenção médica).


Ficou com dúvida? Deixe nos comentários abaixo!

bottom of page