top of page

Situações onde a suplementação pode ser necessária

Eu sempre falei sobre os perigos do uso da suplementação, principalmente quando utilizada sem necessidade em recém-nascidos saudáveis.


No entanto, hoje eu gostaria de elucidar quando o uso da fórmula pode se fazer necessário, tanto por indicações relacionadas ao bebê, quanto relacionadas à lactante.


Sim, em alguns casos se faz necessário a indicação de suplementação, mas somente após o manejo correto das causas que levaram à essa necessidade. Inclusive, esse uso deve ser indicado e monitorado pelo médico que acompanha o bebê.


Quando a suplementação for necessária, a primeira regra é: alimente o bebê! É preciso otimizar a retirada do leite e avaliar o motivo de baixo aporte ou mamada ineficiente.


A suplementação deve ser ofertada de maneira a proteger o aleitamento materno, com volume limitado ao fisiológico e que sejam evitados bicos artificiais, estimulando o bebê a mamar ao seio também.


Por isso, a mãe deve ser encorajada a ordenhar a cada suplementação do bebê, caso não esteja vindo ao seio.


Arraste para o lado e conheça algumas situações onde a suplementação pode ser necessária.

E lembre-se: as nutrizes também precisam ser orientadas a como manter a produção de leite e é preciso manter o acompanhamento da díade com frequência para a proteção da amamentação futura e exclusiva!



856 visualizações0 comentário
bottom of page