Baixa produção de leite? Confira 7 motivos para isso

Quando a mãe apresenta baixa produção de leite ou apresenta a falta dela, damos o nome de Hipogalactia e Agalactia, respectivamente.


A hipogalactia é uma condição que pode ser causada por muitas situações, mas a mais comum delas é a dificuldade da pega, ou pega incorreta do peito, o que prejudica a extração de leite na mamada, levando a uma mamada inefetiva.


Já abordamos aqui sobre o FIL (Fator Inibidor de Lactação), lembram? Se o leite não é extraído da mama, esse componente do leite manda uma informação, um feedback negativo, para diminuir a produção na intenção de proteger a mulher.


Confira abaixo outros fatores responsáveis pela baixa produção de leite.


1- Ansiedade, dor ou desconforto

Privação de sono, cobranças, falta de apoio, entre outros. Todos esses fatores juntos acabam por inibir a liberação de ocitocina, hormônio responsável pela ejeção do leite.


2- Hipoplasia mamária

Qualquer quadro que produza escasso desenvolvimento do tecido mamário pode influenciar na produção de leite.


3- Redução de mama

Algumas vezes, a técnica usada pelo cirurgião pode prejudicar a função mamária e a saída de leite do peito. Isso pode acontecer pois o procedimento pode eliminar parte do tecido glandular, juntamente com gordura, e alguns dutos podem ser afetados.


4- Problemas na tireoide

Distúrbios da tireoide podem bagunçar a produção hormonal e influenciar diretamente em problemas na produção de leite materno.


5- Má alimentação

Para uma boa produção de leite, a alimentação saudável é fundamental.


6- Baixa ingestão hídrica

Mantenha-se sempre hidratada!


7- Síndrome do ovário policístico

A SOP pode influenciar na produção dos hormônios necessários para a produção de leite materno, desequilibrando-os e prejudicando a amamentação.


Se você está desconfiando que a sua produção de leite está baixa ou insuficiente para o seu bebê, procure uma consultora de amamentação para avaliar e traçar um plano de amamentação personalizado para o seu caso. Não desista de amamentar!


129 visualizações0 comentário