Chupeta: um efeito bola de neve na sua amamentação!
Saiba porque a chupeta não tem nada de inofensiva quando se trata de aleitamento materno

O bebê nasce, te ensinam que ele deve mamar de 3h em 3h, ele chora demais, você dá chupeta achando que vai acalmar, o bebê começa a mamar errado pelo uso da chupeta, começa a machucar o seio da mãe, diminui o estímulo à produção de leite, começa a rolar um baixo ganho de peso, inserem fórmula = fim da amamentação!
Viu como isso pode virar um efeito bola de neve num piscar de olhos?
O uso da chupeta e o que ele acarreta vai muito além do que é visível pra gente.
Usar a chupeta não só favorece a confusão de bicos, como também prejudica a produção e manutenção do leite materno pela interrupção da livre demanda (e como sabemos, peito é fábrica e não estoque), o que inevitavelmente vai acabar levando a um desmame precoce.
Deixando claro que eu, profissional de saúde, que trabalho em prol da proteção da amamentação, estou no meu dever de trazer informações para que vocês decidam com consciência e responsabilidade!
Oferecer ou não o bico ou qualquer outro utensílio prejudicial à amamentação para a criança sempre será uma decisão que cabe aos pais, cientes de todos os riscos e desvantagens futuras.
E por aí, alguém já ofereceu chupeta e teve problemas na amamentação por isso? Compartilhe com a gente a sua experiência.