top of page

O que ninguém te conta sobre bicos artificiais

As pessoas acham muito radical quando eu digo que, se você oferece bicos artificiais para o seu filho, provavelmente você não conseguirá amamentar.


É verdade sim que existem exceções, pode ser sim que você conheça alguém que amamentou o filho que usava chupeta tranquilamente até 2 anos. Se isso não é uma preocupação pra você, tudo bem, arrisca quem quer… mas, saiba que as estatísticas não estão ao seu lado!


Isso não é a minha opinião pessoal, é resultado de uma série de estudos científicos comprovados! E enquanto consultora de amamentação a minha função é informar para que vocês façam uma escolha consciente.



Pode demorar, mas qualquer bico artificial pode fazer o seu bebê desmamar precocemente. Vou te dar alguns fatos irrefutáveis aqui para corroborar com essa afirmação:


✅1º A amamentação precisa de constância. A sua produção está diretamente ligada ao estímulo que o bebê faz quando mama. Se o bebê ao invés de ficar no peito usa a mamadeira ou faz uso do bico pra alívio de sucção, naturalmente o fluxo de leite que estaria sendo produzido e estimulado não vai acontecer.


Com menos estímulos, adivinha… o seu corpo vai diminuir ou parar de produzir leite!


✅2º O movimento que o bebê faz na chupeta é totalmente diferente do que ele faz no peito (já disse aqui pra vocês que não existe isso de bico que imita o formato do mamilo né?!). E na mamadeira, o fluxo é maior e mais rápido, o bebê se acostuma com esse fluxo e a hora que vai ao peito pode acabar se irritando com o fluxo de saída do leite que não é contínuo.


✅3º e último, a confusão de bicos realmente existe e faz com que o bebê desaprenda a mamar no peito.


📍Lembre-se: Todo e qualquer apetrecho inserido precocemente uma hora irá influenciar na amamentação. Dar chupeta é uma escolha do adulto. Ofertar leite na mamadeira também. Existem melhores opções e devemos sempre pensar no que é melhor para ELES e não no que é conveniente para NÓS!


bottom of page