Recentemente saiu um conteúdo da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo que causou muita repercussão por afirmar, dentre outras coisas, que amamentar deitada pode sufocar e matar o bebê.
No entanto, não existe nenhuma evidência de que isso seja verdade. Não existem dados que comprovem isso, e o que vemos é um grande desserviço do estado em propagar informações falsas e que só colaboram com a cultura do desmame!
Dados não são de mortes de bebês amamentados no seio
As mortes relatadas por engasgo são de bebês que se alimentam via mamadeira. E para eles, realmente não é recomendado mamarem deitados. Mas, não há nenhuma contraindicação para bebês que amamentam no seio.
Para piorar, a informação acabou sendo endossada por uma médica do Hospital Sírio-Libanês, que disse que amamentar deitada é o mesmo que cama compartilhada, e nestes casos a mãe pode dormir e devido à exaustão acabar sufocando a criança.
NÃO É BEM POR AÍ! Mais um desserviço! Amamentar deitada e fazer cama compartilhada, são duas práticas que ajudam a promover a amamentação, elas salvam as mulheres da exaustão!
Ciente dos critérios de risco e na ausência de circunstâncias perigosas como (dormir com o bebê após ingerir bebida alcoólica ou drogas, por exemplo), não existem evidências que provem que amamentar deitada vai fazer o seu bebê engasgar ou sufocar.
Espalhe essa informação e vamos combater a cultura do desmame e do desserviço!
Comentarios