top of page

Aleitamento exclusivo: conheça 5 benefícios deste ato para o seu bebê

O aleitamento exclusivo apresenta diversos benefícios para o bebê, sendo considerado a única forma de alimentação essencial para uma criança até os seis meses. Por possuir uma composição exclusiva, o leite materno é capaz de oferecer todos os nutrientes e vitaminas necessárias para o desenvolvimento saudável da criança até essa idade.


Por ser um alimento completo, não é necessária a oferta de outras fontes de hidratação ou nutrição (como água, chás ou sucos). Todos devem ser evitados e oferecidos apenas após os seis meses, com a devida orientação médica e/ou do nutricionista.





Nas últimas décadas, o Ministério da Saúde vem fortalecendo as campanhas de aleitamento materno em livre demanda, visto que este ato tem grande importância em relação à nutrição infantil. A OMS e a Sociedade Brasileira de Pediatria também recomendam que este seja o único alimento a ser ofertado ao bebê, seja direto da mama ou ordenhado.


Confira abaixo alguns dos principais benefícios do aleitamento materno exclusivo para o seu bebê:


1- O aleitamento exclusivo evita a diarreia

O aleitamento exclusivo pode reduzir ou até mesmo evitar a intensidade das crises de diarreia. Como elas são um dos principais causadores de mortes em crianças de até 5 anos, principalmente nas classes mais baixas, este é um ponto fundamental!


2- O aleitamento exclusivo diminui o risco de alergias

Bebês que são amamentados durante os 6 primeiros meses de vida, desenvolvem um risco muito menor de alergias, como a da proteína do leite, além de outras, como a dermatite atópica, asma e sibilos recorrentes.


3- O aleitamento exclusivo reduz o risco de infecção respiratória

O aleitamento exclusivo também se mostrou muito eficiente na proteção contra doenças de ordem respiratória. Além disso, quando os casos de infecção respiratória acontecem nestes bebês, a gravidade dele é bastante reduzida, quando comparada com bebês que não são amamentados.


4- O aleitamento exclusivo diminui o risco de doenças como colesterol elevado, diabetes e hipertensão

Há inúmeras evidências que ligam o aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida, com benefícios a saúde a longo prazo. Pesquisas mostram que no caso dos bebês que fazem uso do aleitamento exclusivo, é possível observar uma redução dos níveis de pressão sistólica e diastólica mais baixas. Além disso, as taxas de colesterol também foram bastante reduzidas, assim como as de diabetes.


5- O aleitamento materno exclusivo também favorece o vínculo entre mãe e bebê

O aleitamento exclusivo transcende a questão nutricional, pois o laço criado entre mãe e bebê é muito importante para o desenvolvimento emocional da criança. Um bebê que recebe o aleitamento exclusivo nos primeiros 6 meses de vida, tem muito mais chances de ser saudável, tranquilo e menos ansioso nas fases seguintes de sua vida.


Incentivar o aleitamento materno exclusivo é um ato de amor!


O leite materno não tem custo para a família, oferece tudo o que a criança precisa e principalmente, traz benefícios incontáveis para o bebê! Mas, para que esse momento ocorra com sucesso, a gestante e sua rede de apoio familiar devem começar a receber orientações ainda durante o pré-natal.


Questões como comportamento do bebê, livre demanda, uso de bicos artificiais, aspecto do leite, alimentação da mãe, retorno ao trabalho e os benefícios da amamentação, devem ser discutidas e, principalmente, o aleitamento deve ser incentivado pelo profissional pediatra.


Agora que você já conhece alguns dos principais benefícios do aleitamento exclusivo, que tal conferir outros posts especiais sobre amamentação em nosso blog?



192 visualizações0 comentário
bottom of page