Valor de uma consultora em amamentação x fórmulas

São inegáveis os benefícios da amamentação na saúde da criança e da mulher, além do fortalecimento do vínculo afetivo entre eles. No entanto, você que é mãe ou pai, já parou para pensar o quanto esses benefícios também podem ser sentidos no bolso?


Os benefícios econômicos do aleitamento materno são diretos, quando se compara o baixo custo da amamentação com a utilização dos substitutos do leite materno, e indiretos, quando gastos com doenças relacionadas ao aleitamento artificial são considerados.


Por isso, investir na amamentação exclusiva pode gerar uma economia capaz de surpreender até mesmo os mais calculistas!


Porque investir numa consultora de amamentação?


A maior parte das intercorrências na amamentação acontecem ainda no primeiro mês de vida do bebê, devido à dificuldades na pega, traumas mamilares e falta de informação dos pais sobre o processo do aleitamento.


Infelizmente, os maiores casos de desmame precoce ocorrem aqui, pois este primeiro mês é um momento crucial onde a amamentação pode ou não dar certo por muito mais tempo.


Em meio a todo esse caos, a consultora de amamentação entra como um “item essencial” do enxoval, sendo capaz de preparar a mãe para seguir nessa jornada, além de oferecer manejo clínico em alguns problemas que podem surgir (mastites, feridas, ingurgitamento).


No entanto, a forte cultura do desmame no Brasil e a falta de apoio competente (inclusive de profissionais da saúde), faz com que essa mãe prefira comprar uma lata de fórmula ao invés de procurar uma consultora para ajudá-la a seguir no aleitamento materno exclusivo.


Outras vezes, a falsa ideia de que uma consultora sairá mais caro do que a fórmula, faz com que muitas famílias deixem de investir na amamentação e colham os frutos (inclusive financeiros) a longo prazo. Devemos pensar que os gastos com a fórmula tendem a aumentar conforme o crescimento do bebê.


E nos casos de alergias alimentares (muito comuns na primeira infância), esse custo pode ser duplicado pela necessidade de fórmulas especiais. Quer ver isso na prática?




Viu como amamentar é o melhor investimento que você pode fazer para a saúde do seu filho, e também para a sua saúde financeira?


Lembre-se: alimentar o seu bebê com leite artificial em detrimento do leite materno sai caro, não apenas para o seu bolso, mas também na saúde do seu filho.


Invista na amamentação!

26 visualizações0 comentário