Um peito ou dois por mamada?

Quem aí já ouviu essa orientação: você precisa deixar o bebê mamar até chegar no "leite gordo"?


Muitas vezes escutamos a orientação que a mulher precisa oferecer um peito por vez, ou oferecer 20 minutos cada mama para chegar no leite gordo, ou que deve desprezar o leite que sai no início da mamada para que ele pegue apenas o leite “com mais gordura”, ou que deve oferecer a mesma mama repetidas vezes para que o bebê ganhe peso...


Se você ainda não sabia disso, tenho uma grande novidade pra te dizer: TODAS essas informações não são verdadeiras. Inclusive, já estão bastante desatualizadas!


A ideia de amamentar somente um lado por vez surgiu do fake que para o bebê chegar no tão falado leite posterior, o bebê precisaria esvaziar completamente um lado do peito, para então trocar o lado, de forma que chegasse ao leite posterior.


O que as pessoas ignoram é que o leite é dinâmico e a gordura do leite “sai” quando a mulher tem reflexos de ejeção. Ou seja, não há um divisor de águas como até aqui, “leite anterior”, após, “leite posterior”.


Saiba o que quer dizer leite anterior e leite posterior


Não precisa se preocupar!


Se o bebê estiver mamando adequadamente, ele vai receber tudo o que ele precisa, e não precisaremos nos preocupar se o leite é o anterior ou posterior!


O ideal é que desde o 1º dia de amamentação o bebê mame nos dois peitos para que ele faça um estímulo igual nas mamas, promovendo assim uma mamada mais efetiva. Porém, não é preciso ficar paranoica com isso. Não tem regra, é uma orientação!

479 visualizações0 comentário