top of page
bg-home2_edited.jpg

Fenômeno de Raynaud

Essa pode ser a causa da sua dor na amamentação!


O fenômeno de Raynaud (ou vasoespasmo) durante a amamentação é causado por uma vasoconstrição nos mamilos, levando a uma parada da circulação sanguínea por um breve período de tempo na região dos mamilos.


É uma condição dolorosa que se apresenta com alterações de cor do mamilo em um espectro que vai do branco ao azul e ao vermelho.


A dor geralmente é pior depois que o bebê solta o peito ou a mãe termina de bombear. Também pode ocorrer quando a mãe muda de um ambiente quente para um ambiente mais frio, como sair do chuveiro ou da piscina, ir de um ambiente interno para o externo no inverno ou na transição de um clima quente para o ar-condicionado.



Esse problema pode ser mais comum naquelas com história de fenômeno de Raynaud nos dedos. Já o vasoespasmo secundário pode ocorrer após trauma nos mamilos.


Quando se torna persistente, pode resultar em um ciclo que potencializa o trauma, devido à vasoconstrição e incapacidade de cicatrização no cenário de alterações crônicas no fluxo sanguíneo.


Algumas recomendações


✔Usar compressa morna no mamilo para auxiliar no retorno da circulação sanguínea e alívio da dor.


✔Corrigir pega e posição do bebê para melhorar a mamada e reduzir a compressão anormal do mamilo dentro da boca do bebê.


✔Evitar exposição dos mamilos ao ar frio após a mamada.


✔Fazer a PEC Massage (tem vídeo no feed explicando sobre ela).


👉🏻E você, já ouviu falar desse problema? Conhece alguém que tenha passado por isso? Compartilhe esse conteúdo!

コメント


bottom of page