top of page
bg-home2_edited.jpg

Creche indicou desmame para adaptação escolar? Errou feio!

Tenho pensado muito em como muitas escolas estão despreparadas para receber bebês em suas individualidades.


É muito frequente eu ouvir de algumas mães que a creche ou escolinha do filho indicou o desmame para uma melhor adaptação da criança, ou mesmo que só aceita crianças que usam a mamadeira..


Gente, definitivamente essa não é a solução!


Além de não existir nenhuma evidência que o desmame facilite a adaptação escolar da criança, é preciso lembrar que essa adaptação é papel dos cuidadores escolares!


É preciso que eles enxerguem por trás dos padrões e entendam essa adaptação levando em conta os diferentes contextos familiares.


"Ah, mas Virginia, como meu filho vai dormir sozinho na creche se ele só dorme no peito"?


Bom, preciso dizer à vocês que crianças que mamam podem ser acolhidas de muitas formas sem apetrechos ou indicações que prejudicam a amamentação.


E se você acha que a criança não vai aprender a dormir com o cuidador, definitivamente você não confia no potencial de aprendizado da criança!


O processo de autonomia de uma criança não está associado ao peito. Até porque não é isso que a criança espera encontrar na escola, ela sabe e entende que o peito é algo dela e da mãe.


Lembrem-se sempre que a responsabilidade da adaptação escolar não pode recair sobre o desmame. É papel da escola acolher a família que amamenta com respeito!

1.461 visualizações0 comentário

Σχόλια


bottom of page