Essas gotinhas valem ouro e é tudo que seu bebê precisa!
O colostro é o primeiro leite produzido pela mãe, logo após o parto. Ele é produzido pelo corpo da mulher a partir da décima sexta semana da gravidez.
É repleto de imunoglobulina e lactoferrina, que junto com os macrófagos, dão proteção ao recém nascido. Além disso, auxilia na eliminação do mecônio e na prevenção de icterícia neonatal.
Há mulheres que relatam vazamento de colostro na gestação, outras nem conseguem vê-lo, mas ele está lá!
Infelizmente, muitas mães por falta de informação e orientação adequada, não entendem a fisiologia da apojadura, e imaginam que não estão produzindo leite logo após o nascimento. E é nesse momento que costumam entrar as suplementações desnecessárias e que podem afundar a amamentação!
Gente, COLOSTRO É LEITE e é totalmente capaz de suprir o bebê em todos os nutrientes que ele precisa. A apojadura (descida do leite) ocorre somente por volta de 3-5 dias. Antes disso o bebê mama o COLOSTRO que também é leite, sendo ainda riquíssimo e necessário para a sua imunidade.
Portanto, lembre-se: o bebê que acabou de nascer tem uma reserva energética boa e um estômago bem pequeno, ele não precisa de leite artificial para "encher barriga" nas primeiras horas de vida. Ele precisa apenas do colo da mãe e de suas gotas de colostro.
Comments