top of page
bg-home2_edited.jpg

Candidíase em bebês

Quais são os sintomas e causas?


A candidíase é um tipo muito comum de infecção por fungos causada por Candida albicans, um fungo que pode invadir a boca e a região genital.


Embora esse fungo geralmente esteja presente em todo o corpo sem problemas, é quando ele fica fora de controle que você pode começar a notar manchas brancas na boca, língua, bochechas ou até mesmo nos lábios do bebê.


A candidíase também pode aparecer ao redor da área genital do seu filho e, às vezes, ao redor dos mamilos, se você estiver amamentando (o que, sim, é tão desconfortável para você quanto para eles). O bebê pode ser assintomático, mas caso apresente, os sintomas indicadores de candidíase em bebês são:


⏩Manchas brancas dentro ou ao redor da boca.


⏩Cantos da boca rachados.


⏩Seu bebê parece agitado durante a amamentação ou não quer mamar.


Como o bebê pega candidíase?


Já estabelecemos que a candidíase na boca do seu bebê é um tipo de infecção por fungos, mas você provavelmente está se perguntando: como exatamente seu filho contraiu uma infecção por fungos, não é mesmo?


Bem, é o seguinte: os bebês normalmente podem pegar o fungo ao entrar em contato com ele ao sair do canal de parto. É isso mesmo - a levedura que está causando desconforto oral ao seu bebê agora é a mesma levedura que provavelmente lhe causou desconforto vaginal no passado.


No entanto, é somente quando o ecossistema do corpo fica de alguma forma desequilibrado que o supercrescimento pode ocorrer. Em bebês, existem algumas maneiras diferentes de isso acontecer:


❗Tomar antibióticos – se você ou seu bebê tiverem que tomar antibióticos (como se você tiver mastite), isso pode causar um desequilíbrio e causar candidíase em seu filho.


❗Sucção prolongada - em bebês, esta é a causa mais comum de candidíase, de acordo com o Seattle Children's Hospital . Se o seu bebê estiver sugando por períodos prolongados, isso pode irritar a mucosa da boca e causar candidíase.


Lembre-se de que a candidíase é extremamente comum e geralmente não é perigosa - se você ou seu bebê desenvolver essa infecção incômoda, trate-se e vá com calma.


Cuidar de um recém-nascido é difícil o suficiente sem se culpar por coisas que geralmente estão fora de seu controle.

Comments


bottom of page