top of page

Avaliando e promovendo mamada efetiva

A amamentação é indiscutivelmente um momento único, de intensa troca e conexão entre mãe e bebê. Mas, é também um momento que pode vir recheado de dúvidas, principalmente quanto à efetividade da mamada.


Afinal, como saber se está tudo dando certo e o bebê está ingerindo a quantidade de leite necessária?


Bom, para que possamos avaliar a efetividade da mamada, alguns parâmetros devem ser considerados, como:


  1. O bebê larga o seio por conta própria ao final da mamada;

  2. Relaxamento do bebê: ao fim da mamada, o bebê se mostra mais relaxado e tranquilo do que no início. Ele abre as mãos e solta o corpo.

  3. Mamas mais “vazias” após as mamadas: as mamas ficam mais “macias” e “leves” depois que o bebê suga. Isso porque, boa parte do leite que estava ali, dando o volume a elas, foi sugado.

  4. Quantidade de fraldas sujas por dia e cor da urina: se a fralda do bebê está suja com xixi e cocô em boa parte das trocas, então é sinal de que o bebê está mamando bem. Lembrando que a urina deve ser sempre transparente e sem odor forte.

  5. Ganho de peso: se ele ganha peso conforme o esperado para a idade, é sinal que está transferindo o leite do peito da mãe para a boquinha dele. Lembrando sempre da avaliação de um pediatra.


No entanto, é necessário destacar que este é um processo complexo, em que mãe e bebê iniciam o seu aprendizado nos primeiros dias após o parto. Para isso, não basta colocar o bebê no peito.


É necessário olhar além, acolhendo as dificuldades e dúvidas daquela mãe. E se necessário, tratando qualquer fator que possa vir a interferir numa amamentação bem-sucedida.


Diante deste cenário, a atuação profissional da consultora de amamentação pode ser essencial para o prolongamento do aleitamento materno.


Quando a consultora age de forma assertiva, orientando quanto aos cuidados com a mama, postura, posicionamento, pega e sucção do bebê, e até mesmo sobre fatores psicoemocionais, diversos problemas podem ser tratados e até mesmo evitados.


Lembre-se: um olhar humanizado e com foco total no bem-estar da mãe e da criança são pré-requisitos básicos para uma consultoria de sucesso!


bottom of page