top of page

Amamentação prolongada: conheça os benefícios e desafios

O leite materno é o melhor alimento possível para o desenvolvimento do bebê, dispondo de todas as proteínas, gorduras, açúcares, vitaminas e minerais necessários para atender às demandas nutricionais da criança.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que este seja o alimento exclusivo de todas as crianças até os 6 meses de idade. Porém, infelizmente ainda existem preconceitos e mitos que precisam ser combatidos pela sociedade quanto à amamentação prolongada.


Desafios da amamentação prolongada


A disponibilidade de tempo é um dos grandes obstáculos para manter a amamentação prolongada, especialmente para as mães que trabalham fora de cara. Outra grande dificuldade é a falta de apoio e o julgamento.


Infelizmente, apesar dos esforços do Ministério da Saúde para incentivar e promover a amamentação até os 2 anos ou mais, alguns profissionais ainda desestimulam a amamentação após 1 ano de idade.


A imagem que vemos muitas vezes, da mulher como uma mercadoria, apenas para usufruto do homem, contribui para que as pessoas olhem amamentar como se fosse algo libidinoso.


Benefícios


Apesar de poucos estudos mostrarem os aspectos emocionais da amamentação continuada em comparação com o desmame precoce, existem artigos que referem que crianças amamentadas têm maiores índices de inteligência e maiores chances de serem adultos mais seguros.


Outro benefício da amamentação continuada é o fortalecimento do sistema imunológico. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estudos mostraram que crianças não amamentadas no segundo ano de vida têm duas vezes mais chance de morrer devido a doenças infecciosas se comparadas a crianças submetidas à amamentação prolongada.


Ainda que seja cheia de desafios (disponibilidade da mãe, tamanho da criança, surgimento de dentes, pressão social para interromper, etc), a amamentação prolongada é um ato de resistência extremamente positivo para a criança e também para a mãe. Fique por dentro dos principais benefícios envolvidos:

  • Diminui o risco de alergias

  • Protege contra infecções respiratórias, entre outras

  • Promove uma melhor nutrição

  • Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes

  • Reduz a chance de obesidade

  • Favorece a capacidade cognitiva

  • Melhora o desenvolvimento da cavidade bucal

Existe hora certa para o desmame?


Não existe hora certa para desmamar: existe o momento mais adequado para cada mãe, criança e família, que experienciam a amamentação em conjunto. Quanto mais natural for o desmame, melhor para a criança e a mãe.


O desmame natural deve acontecer quando mãe e bebê acharem que estão prontos para ele. Ou seja, enquanto a amamentação continuar a ser prazerosa para ambos, não há nada que os impeça de prosseguir.


Não deixe que os desafios sejam um obstáculo para que você e seu filho curtam a amamentação por mais tempo. Vocês só têm a ganhar!


1.888 visualizações1 comentário
bottom of page