Amamentação: o que quer dizer leite anterior e leite posterior?

Atualizado: Out 17

Se você é mãe ou está se preparando para a amamentação, com certeza já deve ser ouvido falar em "leite anterior" e "leite posterior", não é verdade? Ou talvez, pode ser que tenham lhe dito que não se pode ofertar os dois seios na mesma mamada, já que assim o bebê, teoricamente, não conseguiria se alimentar com o leite posterior.


Mas afinal, o que significam esses termos e, porque é necessário entender os mitos que o cercam?


Alguns estudos já em desuso, sustentam que o leite anterior é o leite do começo da amamentação, com maior quantidade de água e com menos gordura.

Já o leite posterior, conhecido popularmente como leite gordo, é rico em gordura e tem menor quantidade de água. Entretanto, essa divisão é muito simplista e não explica o que acontece durante a amamentação!






Então, na verdade não existem dois tipos de leite?


Exatamente! Não existem 2 tipos de leite. O que acontece na verdade, é que a gordura fica aderida às paredes dos alvéolos glandulares e aumenta durante o reflexo de ejeção.

Sabemos que o leite gorduroso vem junto ao reflexo de ejeção e não depois que o bebê esvazia a mama. Portanto, ao oferecer as duas mamas, mantemos o estímulo da produção de leite e a criança consome esse leite pelo reflexo.


O leite materno é dinâmico!


A ocitocina é sempre liberada periodicamente durante toda a mamada, assim como a prolactina, por isso a gordura está em toda a mamada, não só no final!


Vale a pena entender também que o que importa não é o leite gorduroso - até porque não dá pra saber a porcentagem de gordura em cada mamada, nem o momento em que esse teor se modifica. O que importa é a efetividade dessa mamada.


Outra informação importante é que, quando a mulher amamenta em livre demanda e promovendo esvaziamento frequente das mamas, o teor de gordura no início da mamada pode ser maior. Ou seja, o leite materno é extremamente dinâmico!


Dúvidas sobre aleitamento materno? Saiba como a consultoria em amamentação pode lhe ajudar!


#leiteanterior #leiteposterior #amamentação


46 visualizações

(31) 9 9383-7758 
contato@virginiaferreirasaude.com.br
Rua Germano Torres, 166 sala 602, Carmo Sion - Belo Horizonte, Minas Gerais

Virginia Maia Ferreira Rodrigues
CNPJ: CNPJ 31.047.545/0001-87 


Política de Entrega, Troca, Cancelamento, Devolução, Reembolso: 

Os cursos serão realizados (entregues) mediante data previamente informada no campo de compras do site.
 
• Aviso de desistência/ cancelamento com mais de 45 dias de antecedência do início do curso, devolução de 100% do valor pago.

• Aviso de desistência/ cancelamento com 16 a 45 dias de antecedência do início do curso, multa de 30% do valor integral do curso.

• Aviso de desistência/ cancelamento com 08 a 15 dias de antecedência do início do curso, multa de 50% do valor integral do curso.

• Aviso de desistência/ cancelamento com 01 a 07 dias de antecedência do início do curso ou não comparecimento, multa no valor integral do curso. Não há devolução de valores.


*Obs: Mudanças (trocas) de turma/curso são consideradas como desistência.