top of page

Amamentação de bebês com APLV

Um dos diagnósticos mais complicados durante a amamentação é o de APLV - Alergia à proteína do leite de vaca. Já vi muitas mães desistirem de amamentar por não entenderem a alergia, por não terem condições de seguir a dieta e por medo de piorar a saúde de seus bebês devido a algum deslize na alimentação delas.


Para que vocês possam entender a magnitude do problema, vou explicar do início


A proteína do leite de vaca é uma molécula grande e complexa. Caso a proteína não seja digerida pelo organismo da mãe durante a amamentação, será passado para o bebê pedaços da proteína do leite de vaca.


Se a criança apresentar alergia à proteína do leite de vaca, ela irá apresentar como sintomas:

  • Erupções de pele;

  • Refluxo;

  • Diarreia;

  • Problemas respiratórios, como rinite, tosse seca e até asma aguda com desconforto respiratório grave.

Portanto, se há suspeita de que o bebê reaja às proteínas do leite de vaca que são consumidas pela mãe e veiculadas no leite materno, o aleitamento continua, mas a mãe deve seguir uma dieta de restrição, excluindo leite, derivados e alimentos que os contenham, durante todo o período de aleitamento ou até a tolerância chegar.


A importância da orientação nutricional


Para chegar a um nível de exclusão total desses alimentos é preciso orientação nutricional para encontrar substitutos, além de muita força de vontade para continuar com o aleitamento sob essas circunstâncias.


O meu abraço apertado para as mães que seguem amamentando, principalmente por entenderem a importância do leite materno neste contexto de alergia.


Para quem não sabe, no caso da APLV, a amamentação exclusiva durante os seis primeiros meses de vida está associada com redução de eczema, alergia alimentar e respiratória, bem como reduz risco de chiado, devido à complexidade imunológica do leite materno.


Se você tem dúvidas sobre a amamentação de bebês com APLV deixe aqui o seu comentário. Aproveite para compartilhar a sua experiência, caso esteja passando por isso.

2.259 visualizações2 comentários

2件のコメント


Minhas gêmeas têm 3 meses e meio, após internação por bronquiolite uma delas apresentou APLV... Já tem 1 mês, teve sangue nas fezes e uma assadura feia. Assim q começou a tomar fórmula especial, melhorou as fezes, fui tratando a assadura q não voltou mais, e comecei dieta pra poder voltar a amamentação. Agora ela tá com refluxo e eu tô tratando, e vamos investigar se é só refluxo pq a fórmula é de fácil digestão ou se ainda tem alguma coisa provocando a alergia... Tenho medo de ingerir qualquer coisa q não seja natural, ou preparado fora de casa. Separei mamadeiras e chupetas e as panelas pra esterilizar, e agora separei tb as fraldinhas pra limpar boca. Com gêmeas…

いいね!

Adriana Ribeiro
Adriana Ribeiro
2022年7月16日

Minha bebê tem 9 meses eu sempre consumi leite de vaca e ela nunca apresentou nenhum sintomas quando amamento ela, porém qua do ela consome fórmula infantil ela apresenta reação alérgica na pele como vermelhidão e um pouco inchado no local vermelho

いいね!
bottom of page