Observe o seu bebê e alguns sinais que ele dá sobre a sua produção de leite.
O fantasma da baixa produção é uma coisa que ronda a cabeça de 99,9% das mães que amamentam, principalmente nos primeiros meses.
Ele fica pior ainda quando é reforçado pelos velhos palpites do “leite fraco” e do “o bebê só mama o tempo inteiro, deve estar com fome”.
Mas, deixa eu te contar uma coisa que talvez acalme o seu coração: raríssimas vezes o caso é realmente baixa produção. A grande maioria (e esmagadora) das vezes, o bebê só quer ficar no peito porque… bem, é só isso que eles fazem nos primeiros meses mesmo.
O que você deve observar
✅Se o bebê mama em livre demanda;
✅Se ao final da mamada ele solta o peito sozinho (normalmente com carinha de satisfeito e mãozinhas abertas);
✅Se o bebê está mamando efetivamente, transferindo leite do seu peito para a boquinha dele (no início a sua mama vai ficar até mais leve depois que ele mamar);
✅Se ele dorme tranquilo (dentro do esperado para a idade, né gente);
✅Se o número de cocôs e xixis estão dentro do esperado.
📍Se esses fatores acima estão presentes, provavelmente a sua produção está ótima! Ela tem que satisfazer a demanda do SEU bebê.
“Ah, mas Virginia, eu tento fazer a ordenha e não sai quase nada”.
Nada se compara a sucção do bebê, logo não é possível medir a produção utilizando esses parâmetros.
Outra coisa importante para ressaltar, nos 3 primeiros meses o seu corpo começa a se adequar a demanda do bebê e a produção se normaliza.
Os peitos que antes pareciam explodir de leite podem ficar murchinhos. Mas, isso não quer dizer que o leite secou, apenas que não produz mais do que o necessário para alimentar o bebê. Aconteceu um equilíbrio entre a sua produção de leite e a demanda do bebê.
Então lembre-se: bateu a dúvida sobre a produção, observe o seu filho. A resposta está aí!
Caso ainda bata uma insegurança, procure uma consultora para avaliar e orientar caso necessário.
תגובות